Na primeira edição desta obra, anunciamos uma parte suplementar. Esta deveria compor-se de todas as perguntas que não puderam encontrar um espaço naquela edição, ou que as circunstâncias ulteriores e novos estudos fi zessem surgir;
porém, como elas são todas relativas a alguma das partes já tratadas e das quais
são o desenvolvimento, sua aplicação isolada não apresentaria seqüência alguma.
Preferimos aguardar a reimpressão do livro para fundir o conjunto ao todo, e aproveitamos para dar à distribuição dos assuntos uma ordem muito mais metódica,
ao mesmo tempo que nos desembaraçamos de tudo o que apresentava repetição.
Esta reimpressão pode, portanto, ser considerada como uma obra nova, embora
os princípios não tenham sofrido mudança alguma, salvo um pequeno número de
exceções, que são muito mais complementos e esclarecimentos do que verdadeiras
modifi cações. Essa concordância nos princípios emitidos, apesar da diversidade
das fontes às quais recorremos, é um fato importante para o estabelecimento da Ciência Espírita. Nossa correspondência registra, ao contrário, que comunicações em
todos os pontos idênticas, senão pela forma, pelo menos pelo fundo, foram obtidas
em diferentes localidades, e isso antes mesmo da publicação de nosso livro, que
veio confi rmá-las e lhes dar um corpo regular. A História, por sua vez, prova que a
maioria desses princípios foi professada pelos mais eminentes homens dos tempos
antigos e modernos, e vem trazer-lhes sua sanção.
O ensino relativo às manifestações propriamente ditas, e aos médiuns, forma,
de algum modo, uma parte distinta da fi losofi a, e que pode ser o objeto de um estudo especial. Tendo essa parte recebido desenvolvimentos muito consideráveis, em
conseqüência da experiência adquirida, acreditamos ter que fazer um volume distinto, contendo as respostas dadas sobre todas as questões relativas às manifestações
e aos médiuns, assim como numerosas observações sobre o Espiritismo prático;
essa obra formará a continuidade ou o complemento de O Livro dos Espíritos.1
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