Acrescentemos que o estudo de uma doutrina, qual a
Doutrina Espírita, que nos lança de súbito numa ordem de
coisas tão nova quão grande, só pode ser feito com utilidade por homens sérios, perseverantes, livres de prevenções e
animados de firme e sincera vontade de chegar a um resultado. Não sabemos como dar esses qualificativos aos que
julgam a priori, levianamente, sem tudo ter visto; que não
imprimem a seus estudos a continuidade, a regularidade e
o recolhimento indispensáveis. Ainda menos saberíamos
dá-los a alguns que, para não decaírem da reputação de
homens de espírito, se afadigam por achar um lado burlesco
nas coisas mais verdadeiras, ou tidas como tais por pessoas cujo saber, caráter e convicções lhes dão direito à consideração de quem quer que se preze de bem-educado. Abstenham-se, portanto, os que entendem não serem dignos
de sua atenção os fatos. Ninguém pensa em lhes violentar
a crença; concordem, pois, em respeitar a dos outros.
O que caracteriza um estudo sério é a continuidade
que se lhe dá. Será de admirar que muitas vezes não se
obtenha nenhuma resposta sensata a questões de si mesmas graves, quando propostas ao acaso e à queima-roupa,
em meio de uma aluvião de outras extravagantes? Demais,
sucede freqüentemente que, por complexa, uma questão, para ser elucidada, exige a solução de outras preliminares
ou complementares. Quem deseje tornar-se versado numa
ciência tem que a estudar metodicamente, começando pelo
princípio e acompanhando o encadeamento e o desenvolvimento das idéias. Que adiantará àquele que, ao acaso, dirigir a um sábio perguntas acerca de uma ciência cujas primeiras palavras ignore? Poderá o próprio sábio, por maior
que seja a sua boa vontade, dar-lhe resposta satisfatória?
A resposta isolada, que der, será forçosamente incompleta
e quase sempre, por isso mesmo, ininteligível, ou parecerá
absurda e contraditória. O mesmo ocorre em nossas relações com os Espíritos. Quem quiser com eles instruir-se
tem que com eles fazer um curso; mas, exatamente como
se procede entre nós, deverá escolher seus professores e
trabalhar com assiduidade.
Dissemos que os Espíritos superiores somente às sessões sérias acorrem, sobretudo às em que reina perfeita
comunhão de pensamentos e de sentimentos para o bem. A
leviandade e as questões ociosas os afastam, como, entre
os homens, afastam as pessoas criteriosas; o campo fica,
então, livre à turba dos Espíritos mentirosos e frívolos, sempre à espreita de ocasiões propícias para zombarem de nós
e se divertirem à nossa custa. Que é o que se dará com uma
questão grave em reuniões de tal ordem? Será respondida;
mas, por quem? Acontece como se a um bando de levianos,
que estejam a divertir-se, propusésseis estas questões: Que
é a alma? Que é a morte? e outras tão recreativas quanto
essas. Se quereis respostas sisudas, haveis de comportar-
-vos com toda a sisudeza, na mais ampla acepção do termo, e de preencher todas as condições reclamadas. Só assim obtereis grandes coisas. Sede, além do mais, laboriosose perseverantes nos vossos estudos, sem o que os Espíritos
superiores vos abandonarão, como faz um professor com
os discípulos negligentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário