Há também pessoas que vêem perigo por toda parte e
em tudo o que não conhecem. Daí a pressa com que, do
fato de haverem perdido a razão alguns dos que se entregaram a estes estudos, tiram conclusões desfavoráveis ao
Espiritismo. Como é que homens sensatos enxergam nisto
uma objeção valiosa? Não se dá o mesmo com todas as
preocupações de ordem intelectual que empolguem um cérebro fraco? Quem será capaz de precisar quantos loucos e
maníacos os estudos da matemática, da medicina, da música, da filosofia e outros têm produzido? Dever-se-ia, em
conseqüência, banir esses estudos? Que prova isso? Nos
trabalhos corporais, estropiam-se os braços e as pernas,
que são os instrumentos da ação material; nos trabalhos
da inteligência, estropia-se o cérebro, que é o do pensamento. Mas, por se haver quebrado o instrumento, não se
segue que o mesmo tenha acontecido ao Espírito. Este permanece intacto e, desde que se liberte da matéria, gozará,
tanto quanto qualquer outro, da plenitude das suas faculdades. No seu gênero, ele é, como homem, um mártir do
trabalho.
Todas as grandes preocupações do espírito podem ocasionar a loucura: as ciências, as artes e até a religião lhe
fornecem contingentes. A loucura tem como causa primária uma predisposição orgânica do cérebro, que o torna mais
ou menos acessível a certas impressões. Dada a predisposição para a loucura, esta tomará o caráter de preocupação
principal, que então se muda em idéia fixa, podendo tanto
ser a dos Espíritos, em quem com eles se ocupou, como a
de Deus, dos anjos, do diabo, da fortuna, do poder, de uma
arte, de uma ciência, da maternidade, de um sistema político ou social. Provavelmente, o louco religioso se houvera
tornado um louco espírita, se o Espiritismo fora a sua
preocupação dominante, do mesmo modo que o louco
espírita o seria sob outra forma, de acordo com as
circunstâncias.
Digo, pois, que o Espiritismo não tem privilégio algum
a esse respeito. Vou mais longe: digo que, bem compreendido, ele é um preservativo contra a loucura.
Entre as causas mais comuns de sobreexcitação cerebral, devem contar-se as decepções, os infortúnios, as afeições contrariadas, que, ao mesmo tempo, são as causas
mais freqüentes de suicídio. Ora, o verdadeiro espírita vê
as coisas deste mundo de um ponto de vista tão elevado;
elas lhe parecem tão pequenas, tão mesquinhas, a par do
futuro que o aguarda; a vida se lhe mostra tão curta, tão
fugaz, que, aos seus olhos, as tribulações não passam de
incidentes desagradáveis, no curso de uma viagem. O que,
em outro, produziria violenta emoção, mediocremente o afeta. Demais, ele sabe que as amarguras da vida são provas
úteis ao seu adiantamento, se as sofrer sem murmurar,
porque será recompensado na medida da coragem com que
as houver suportado. Suas convicções lhe dão, assim, uma
resignação que o preserva do desespero e, por conseguinte,de uma causa permanente de loucura e suicídio. Conhece
também, pelo espetáculo que as comunicações com os Espíritos lhe proporcionam, qual a sorte dos que voluntariamente abreviam seus dias e esse quadro é bem de molde a
fazê-lo refletir, tanto que a cifra muito considerável já ascende o número dos que foram detidos em meio desse declive funesto. Este é um dos resultados do Espiritismo. Riam
quanto queiram os incrédulos. Desejo-lhes as consolações
que ele prodigaliza a todos os que se hão dado ao trabalho
de lhe sondar as misteriosas profundezas.
Cumpre também colocar entre as causas da loucura o
pavor, sendo que o do diabo já desequilibrou mais de um
cérebro. Quantas vítimas não têm feito os que abalam imaginações fracas com esse quadro, que cada vez mais pavoroso se esforçam por tornar, mediante horríveis pormenores? O diabo, dizem, só mete medo a crianças, é um freio
para fazê-las ajuizadas. Sim, é, do mesmo modo que o papão
e o lobisomem. Quando, porém, elas deixam de ter medo,
estão piores do que dantes. E, para alcançar-se tão belo
resultado, não se levam em conta as inúmeras epilepsias
causadas pelo abalo de cérebros delicados. Bem frágil seria
a religião se, por não infundir terror, sua força pudesse ficar
comprometida. Felizmente, assim não é. De outros meios
dispõe ela para atuar sobre as almas. Mais eficazes e mais
sérios são os que o Espiritismo lhe faculta, desde que ela os
saiba utilizar. Ele mostra a realidade das coisas e só com
isso neutraliza os funestos efeitos de um temor exagerado.
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